Quinta, 18 de Julho de 2024
24°

Tempo nublado

João Pessoa, PB

Educação CARTEIRA SOLIDÁRIA

Cabedelo desenvolve projeto pioneiro de distribuição gratuita de documento de identidade estudantil

O projeto Carteira Solidária é uma iniciativa pioneira, que tem como objetivo fornecer CIEs a estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino de Cabedelo.

27/10/2023 às 19h30
Por: Impacto PB
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, nesta sexta-feira (27), à entrega dos documentos emitidos pelo Projeto Carteira Solidária. A iniciativa da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), tem como objetivo promover a distribuição gratuita de Carteiras de Identificação Estudantil (CIEs) com os alunos da rede municipal de ensino.

O projeto Carteira Solidária é uma iniciativa pioneira, que tem como objetivo fornecer CIEs a estudantes regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino de Cabedelo, abrangendo tanto os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) quanto aqueles inscritos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação teve início pelos estudantes da escola Maria Pessoa.

“A missão de uma gestão comprometida com a educação é procurar atender a população em vários aspectos, adotando medidas que ampliem a atenção a todos aos que fazem parte do segmento. Com esse projeto, por exemplo, chegamos próximos aos alunos, realizando uma verdadeira ação de impacto social. Este projeto é pioneiro e um exemplo de como as iniciativas locais podem ter um impacto significativo na promoção da inclusão social e do acesso à cultura”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

Mais do que servir de identificação pessoal, a carteirinha é um documento que garante ao estudante alguns direitos, como a meia entrada em eventos esportivos, culturais e de lazer, além da meia-passagem no transporte público, uma contribuição importante para a renda familiar. A posse do documento patenteia uma condição cidadã de acesso a bens culturais e locomoção, sobretudo para alunos do sistema público de ensino, carentes em sua grande maioria.

“Esse é um passo importante para garantir que todos os estudantes de Cabedelo tenham acesso a oportunidades de lazer, cultura e esporte. Importante também destacar a colaboração de todas as unidades escolares para que esta iniciativa fosse um sucesso. O projeto é um marco para nossa cidade e um testemunho de nosso compromisso com a igualdade e a justiça social. Queremos garantir que todos os nossos estudantes tenham a oportunidade de explorar, aprender e crescer por meio da cultura e do entretenimento”, comentou o secretário geral do Procon, Jeremias Ferreira Dornelas.

Os alunos tiveram acesso ao benefício por meio de inscrição online. O preenchimento do formulário de adesão foi feito nas escolas e os interessados deveriam comparecer munidos de documentos de identidade (RG) e CPF, para foto 3X4.

“Este projeto não se limita apenas a facilitar o acesso a eventos culturais e de entretenimento, mas também é uma declaração de compromisso com a dignidade humana e a inclusão social. Ao fornecer a ‘Carteira Solidária’, a Prefeitura de Cabedelo busca garantir que nenhum estudante seja privado de participar plenamente da riqueza cultural e social de sua comunidade devido a barreiras econômicas”, concluiu a secretária de educação, Priscilla Rezende.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias