Sábado, 21 de Maio de 2022
29°

Poucas nuvens

João Pessoa - PB

Cidades campanhas

JANEIRO ROXO E BRANCO: CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE À HANSENÍASE E A SAÚDE MENTAL

Campanhas de conscientização e combate à hanseníase e a saúde mental são iniciadas no Município de Bayeux

06/01/2022 às 22h29 Atualizada em 06/01/2022 às 22h56
Por: Impacto PB Fonte: https://www.bayeux.pb.gov.br/
Compartilhe:
Imagem alusiva ao Janeiro roxo e branco
Imagem alusiva ao Janeiro roxo e branco

Começar o ano cuidando da sua saúde é muito importante, e ter aquele cuidado necessário é essencial, por isto a Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início as Campanhas do “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco”, como objetivo de conscientizar e chamar atenção de todos, para esclarecer sobre os sintomas, prevenção e tratamento sobre essas duas doenças que afetam bastante a população de forma silenciosa.

Você sabe o que é hanseníase?
Muitas pessoas não sabem. Por isso, o mês de janeiro ganhou o título de ‘Janeiro Roxo’. A iniciativa de relacionar o mês a uma cor tem o objetivo de chamar a atenção para o tema e esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos.

Em alguns casos, o paciente é encaminhado para serviços de referência, para confirmação diagnóstica e, quando necessário, procurar um posto de atendimento para ser encaminhado ao profissional responsável. O serviço é oferecido de forma gratuita nas unidades de saúde no município.

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, que não faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas. A doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.

O Janeiro Branco é voltado para as campanhas que visam mobilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental.

A Secretaria Municipal de Bayeux orienta a população sobre a importância da saúde mental para possibilitar o ajuste necessário de quem precisa dos serviços oferecidos pelas unidades de saúde.

Confira algumas dicas:

– Invista no autoconhecimento: Tente entender como você reage às diversas situações rotineiras, buscando analisar e ponderar seus comportamentos e emoções. É necessário obter o autoconhecimento para conseguir mudar o que deseja;

– Medite: Reserve um tempo para você, relaxe, trabalhe sua respiração e, aos poucos, busque alcançar um equilíbrio mental;

– Saiba interpretar suas emoções: Cada emoção traz uma reação diferente, que deve ser respeitada e entendida. Ter consciência desse funcionamento é importante para lidar com os sentimentos. Encontre formas positivas de se expressar sem que o corpo seja afetado por doenças relacionadas à ansiedade e ao estresse;

– Procure ajuda: Não tenha receio ou constrangimento de procurar ajuda profissional. Cuidar da mente é preservar sua saúde. A terapia é uma forma de entender nossas emoções para que a vida siga mais leve.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias