Quatro jogos, uma vitória e três derrotas seguidas, somando apenas três pontos e na lanterna do grupo C do quadrangular do acesso da Série C. Essa é a situação do Botafogo-PB, que pode colecionar este ano a quarta frustração, desde 2014, na tentativa de subir à Série B do Campeonato Brasileiro.
Abaixo o histórico do Belo na busca pelo acesso e o que o clube precisa fazer para conquistar a ida à segunda divisão nacional.
Campeão da Série D em 2013, o Botafogo-PB iniciou a caminhada na Série C em 2014. Logo no primeiro ano, o Belo ficou no grupo A e quase conseguiu a classificação para a fase de mata-mata, acabando a competição na sexta colocação do grupo A, com 25 pontos, um a menos do que o quarto colocado, o Paysandu.
Em 2015, o time de João Pessoa ficou longe de brigar pela classificação e acabou a competição novamente na sexta colocação do grupo A, com 23 pontos, oito a menos do que o quarto colocado, o Confiança.
Em 2016, o clube viveu pela primeira vez a expectativa do acesso e terminou a primeira fase na terceira posição do grupo A, garantindo vaga para o mata-mata para enfrentar o Boa Esporte.
Na primeira partida, no Almeidão, em João Pessoa, os times empataram em 0x0 e no jogo de volta o drama botafoguense aconteceu. No último minuto do jogo, quando a partida se encaminhava para as penalidades, o clube mineiro marcou e eliminou o Botafogo-PB.
Em 2017, o Belo correu, pela primeira vez, risco de ser rebaixado para a Série D. O clube chegou na última rodada precisando vencer e conseguir ganhar do Sampaio Corrêa no Maranhão, por 3x2.
O resultado deixou o Botafogo-PB na oitava posição, com 21 pontos, um a mais do que o Moto Club, nono colocado.
A segunda chance de subir à Série B foi em 2018. o Botafogo-PB terminou na quarta posição do grupo A e foi ao mata-mata para encarar o Botafogo-SP.
No primeiro duelo, o Belo conseguiu vencer o xará paulista por 1x0, no Almeidão, e foi com vantagem do empate para o jogo em Ribeirão Preto.
No entanto, novamente, nos minutos finais do duelo o Belo sofreu um gol e a decisão foi para as penalidades, onde o Botafogo-PB foi derrotado por 4x3 e perdeu a chance do acesso.
Em 2019, o time acabou na sexta posição do grupo A, com 25 pontos, um a menos do que o Confiança, quarto colocado.
Em 2020, em péssima campanha, o Belo voltou a escapar do rebaixamento na última rodada ao empatar com o Treze no estádio Almeidão, em 1x1. O resultado acabou rebaixando o Galo.
Em 2021, em novo formato na segunda fase, o Botafogo-PB terminou na terceira posição do grupo A, com 27 pontos, e novamente conseguiu se classificar.
Ao invés do mata-mata, desta vez o Belo disputou um quadrangular, que garantiria acesso aos dois primeiros colocados do grupo.
Na última rodada, o Belo precisava vencer o Ituano para garantir o acesso sem depender de outro resultado.
Porém, o time pessoense terminou em terceiro colocado do grupo C, com oito pontos, um a menos do que o Criciúma, segundo colocado. O resultado marcou a terceira decepção dos torcedores na tentativa de subir de divisão.
Em 2022, quando a competição mudou de formato, ficando em grupo único com 20 clubes, o Botafogo-PB terminou na nona colocação, com 29 pontos, deixando de se classificar no saldo de gols.
O que o Belo ainda precisa fazer para subir?
Dos quatro jogos do quadrangular, o Botafogo-PB venceu o Amazonas por 2x1; e perdeu em seguida para o Volta Redonda, por 2x1; Paysandu, por 1x0; e Paysandu novamente, por 3x2.
Os próximos jogos serão contra Volta Redonda, no dia 30, no estádio Almeidão, em João Pessoa; e dia 7 de outubro, na Arena da Amazônia, em Manaus, contra o Amazonas.
Para manter o sonho do acesso vivo, o Botafogo-PB precisa vencer o Volta Redonda de qualquer maneira.
Para conseguir subir de um jeito mais fácil, o Belo precisa vencer o Volta Redonda e torcer para o Paysandu sair vitorioso no confronto com o Amazonas. Com isso, o clube de João Pessoa teria um duelo direto contra o Amazonas na última rodada. Desse jogo, o vencedor ficaria com a vaga na Série B.
No segundo cenário, o Botafogo-PB vence o Volta Redonda e o Manaus empata com o Paysandu. Com isso, o Belo teria que vencer o Amazonas. No terceiro e pior cenário, o Botafogo-PB vence o Volta Redonda e o Amazonas vence o Paysandu.
Neste cenário, o Botafogo-PB enfrentará o Amazonas na obrigação de conseguir uma vitória, provavelmente, com uma boa quantidade de gols de diferença. Este cenário de diferença de gols ficará mais claro após a conclusão da quinta rodada.
Por Halan Azevedo
Mín. 23° Máx. 27°